A Missão‎ > ‎

Sextas de Quaresma

Na Quaresma temos encontros de "Lectio Divina" todas as sextas feiras. "Lectio Divina" é o nome clássico de um método de meditação muito importante na Tradição Cristã. Podíamos traduzi-lo por "Leitura Espiritual da Bíblia". 

Usaremos sempre os textos bíblicos para fazermos um itinerário pela Palavra que nos leve a redescobrir as origens cristãs da Quaresma. De facto, nasceu este tempo como uma quarentena pré-baptismal. Os catecúmenos, adultos que se preparavam para o baptismo, tinham um tempo de especial intensificação da sua adesão ao Evangelho de Jesus e de mergulho (em grego, "baptismô") no Dinamismo da sua Páscoa. O Baptismo era sempre celebrado na Vigília Pascal. Por isso, a Quaresma nasceu como uma quarentena pré-baptismal e pré-pascal.

As sextas feiras da nossa Quaresma não serão de jejum e abstinência, mas dias de Banquete da Palavra. O profeta Ezequiel foi um dos que viu esta Palavra como rolo escrito, dos dois lados, e ouviu uma  voz que lhe dizia: "Toma e come!" No livro do Apocalipse, a imagem repete-se. É Palavra de comer, ninguém jejue! É Palavra de Deus, ninguém se abstenha.



Se quiseres escutar estes encontros de 2017, feitos com os evangelhos dos Domingos da Quaresma:



o cartaz "das sextas de quaresma" de 2017