A Missão‎ > ‎

Missionários Leigos do Santíssimo Redentor

Foi já no Capítulo Geral de 1991 que a Congregação decidiu criar a figura do Missionário Leigo do Santíssimo Redentor (MLSR) como um reconhecimento de que a Missão Redentorista não é apenas tarefa dos consagrados com os votos religiosos, mas também de todos os Leigos que, associados ao nosso Carisma, se comprometem de maneira estável com a Missão. 

Este é o vínculo mais formal e inteiro de um dinamismo que entre nós se chama PIM - Partnership In Mission.

A Comunidade do Porto é a sede dos MSLR em Portugal, onde acontece a Formação. Esta Formação tem uma primeira etapa, chamada Formação Inicial, que dura dois anos. No fim da Formação Inicial, que tem várias etapas e critérios de discernimento, acontece o Compromisso, numa celebração em que a Congregação reconhece a vocação missionária daqueles Leigos, os aceita como associados e se compromete com eles. Da mesma maneira, os Leigos que fazem o Compromisso, testemunham publicamente a sua dedicação à Missão Redentorista como membros associados, tornando-se verdadeiros redentoristas no meio do mundo, chamados a viver segundo o nosso Carisma Missionário nas condições concretas das suas vidas. 

Depois deste Compromisso, tornam-se Missionários ao serviço da Congregação, não apenas para as suas comunidades de origem, mas onde for preciso que sejam chamados e eles possam corresponder deixando-se enviar. Além disso, vivem em Formação Contínua, num processo formativo de ritmo trienal, de maneira a renovar continuamente o dinamismo missionário.

Antes de começar a Formação Inicial para MLSR é necessário haver pertença estável a uma Comunidade Redentorista e ter feito caminhada no contexto de algum dos Grupos de Leigos Redentoristas que existem no país. É nesse contexto que a vocação de MLSR vai emergindo e ganhando raízes.

No Porto há um Grupo de Leigos Redentoristas, e outro em Vila Nova de Gaia. Para saberes mais...

Grupo de Trabalho que elaborou o Projecto PIM e o Plano de Formação para MLSR em Portugal
9 de Novembro de 2015
- Aniversário da Fundação da CSSR -