A Missão‎ > ‎

Grupos de Jesus

Os Grupos de Jesus são uma maneira de fazer caminho de Fé através do Evangelho. É um método muito simples de aproximação aos evangelhos através da partilha em pequeno grupo, com um itinerário começado pelo teólogo espanhol António Pagola. 

Nesta proposta de itinerário pessoal de Fé, tudo parte da aproximação a Jesus através do testemunho do Evangelho. Cada "tema" parte de um texto evangélico concreto e acontece em dois encontros: o primeiro encontro para Interpretação; o segundo para Conversão. 

Cada encontro é antecedido por uma preparação em casa, de compromisso pessoal. É fundamental este compromisso pessoal, porque é daí que vai nascer a riqueza do Grupo que se reúne. Uma vez que não é uma sessão de “catequese de adultos” nem uma palestra, ninguém vai ao Grupo de Jesus para ouvir “este” ou “aquele” a falar, mas para pôr em comum as suas próprias descobertas, inquietações, alegrias e angústias. Sem a dinâmica da partilha, que é alimentada pela dádiva concreta do íntimo de cada um, um Grupo de Jesus não tem por onde funcionar.

Evidentemente, com o tempo, cada Grupo de Jesus vai ganhando o seu próprio ritmo e linguagem, as suas sintonias e códigos, os seus símbolos e segredos. A ninguém é exigido mais do que está disposto a dar. De ninguém se espera menos do que aquilo que pode dar.

Mas que está a ser uma experiência muito bonita, isso está...

Aqui na Comunidade do Porto temos vários Grupos de Jesus em caminhada, não só com adultos, mas até com as nossas crianças.

Uns Grupos de Jesus encontram-se ao Domingo, às 10h, e outros às Terças, às 21.30h. É um dinamismo que está inserido no próprio ritmo da Comunidade. Aparece!